Cajamarca Principais Atrações Turísticas

Reproduzir vídeo

Church of San Francisco, Cajamarca, Peru

Praça de Armas


É uma das mais amplas e de maior valor histórico no Peru, onde sucedeu o encontro brutal entre duas grandes culturas, pelo que está situada sobre a antiga praça, onde executaram o Inca Atahualpa.

Catedral


Está situada a um costado da Praça Principal (Plaza de Armas). Foi construída no século XVII, e a sua fachada é uma refinada amostra da arte barroca, com reminiscências platerescas, colunadas, arabescos, cornissas e nichos, e o seu Altar Maior está lavrado em pão de ouro.

Igreja San Francisco


Integra o monastério do mesmo nome e possui valiosas peças de iconografia, imagens e pinturas religiosas. Além disso, tem um Museu de Arte Religiosa Colonial.

Conjunto Monumental Belén


A sua construção data do século XVIII. É um monumento histórico colonial, grande exponente do barroco hispano-americano e símbolo da identidade cultural de Cajamarca.

 Igreja da Recoleta


Foi construída no século XVII e está situada no populoso bairro de San Sebastián. Ostenta uma fachada sóbria talhada em pedra e remarcada por esbeltas arcadas, em triple arco.

O Quarto do Resgate


É o principal monumento de Cajamarca, por ser o símbolo do encontro de dois mundos e único vestígio de arquitetura incaica. Foi o lugar no qual o Inca Atahualpa ofereceu um quarto cheio de ouro e dois de prata, para conseguir a sua liberdade.

Colina Santa Apolonia


É um esplêndido ponto de vista panorâmico natural, desde o qual se domina o vale todo, e se apreciam restos pre incas (Chavín) de um altar de pedra, comumente conhecido como "A Cadeira do Inca".

Banhos do Inca


Veraneio de águas termais, situado a 6 quilômetros da cidade. As suas fontes alcançam temperaturas de até 79º C, com propriedades curativas, e por isso, está considerado como um dos mais importantes do continente. Tem uma grande e muito formosa lagoa artificial que convida à recreação e ao relax.

Bosque de Rochas


É um conjunto impressionante de formações geológicas conhecidas como "Frailotes" e está situado a14 kmda cidade de Cajamarca.

Ventanillas de Otuzco


É uma grande necrópole, de origem incaica, a8 kmda cidade, que se caracteriza pelas suas criptas cavadas nos despenhadeiros rochosos, como um imenso mosaico funerário. Na sua maioria, são nichos simples, mas outros são múltiplos e têm passadiços, com nichos laterais.

A Collpa


É um belo lugar da campina de Cajamarca, sede do Centro Ganadeiro El Rescate, caracterizado pelo labor ganadeiro que se realiza ali, e a sua atração principal é o "chamado das vacas" que, disciplinadamente, acodem ao lugar de ordenho, quando as chamam pelo seu nome.

Complexo Arqueológico Cumbemayo


Impressionante conjunto arqueológico, nas faldas do cerro El Cumbe (3.500 m.a.n.m.), que alberga numerosas formações geológicas, em forma de bosque de pedras ou despenhadeiros, cujas formas mais conhecidas se parecem a silhuetas de monges, razão pela qual são conhecidas com o apelativo de "Frailotes".
O conjunto mostra um aqueduto, construído na rocha viva e considerado como uma das mais notáveis obras de engenharia hidráulica na América pre-hispana. O despenhadeiro, conhecido como o Santuário, tem a aparência duma cabeça humana, na qual foi lavrada uma gruta de 2,50 metros de diâmetro, com escalinatas rudimentares que dão acesso ao interior, onde a gente pode apreciar nichos, desenhos nas pedras e outras conformações pétreas. Possui um Museu de Sítio que exibe uma amostra arqueológica de objetos pre-hispanos em cerâmica, pedra, metal e ossos.

Necrópole de Combayo


É um lugar arqueológico de muita importância, já que foi uma necrópole de origem pre inca, que se caracteriza pelas formosas janelinhas cavadas na rocha viva, mais notáveis em número e conservação que as de Otuzco.

Huambocancha


É uma comunidade que se distingue pelos seus trabalhos artesanais em pedra, talhados de fontes, macetas, estátuas e pequenos adornos.

Granja Porcón


Está situada a30 kmao norte da cidade de Cajamarca (Aproximadamente 1 hora de automóvel), e possui uma extensão de 12.800 hectares, onde, durante os últimos 25 anos, se tem desenvolvido, de maneira exemplar e única, um projeto integral, dirigido à reflorestação de 10.000 hectares, em zonas altas, para proteger e aproveitar a riqueza dos solos, logrando restaurar a flora e resguardar a fauna, o qual constitui um grande triunfo no meio ecológico, e converte a Granja Porcón, num dos principais lugares de visita do grande circuito turístico norte do Peru.
A Granja Porcón oferece num só lugar, agro turismo, natureza e turismo vivencial. Também, lhe permite apreciar a sua forma de vida e participar nas lavoras agrícolas, ganadeiras e florestais. Além disso, a gente pode desfrutar caminhadas pelo bosque e no campo. Tem uma adequada infraestrutura de serviços turísticos, para a estadia, pernoite, alimentação e excursões.
(Fonte: http://www.micajamarca.com).

Mais sobre Cajamarca: