Ica Principais Atrações Turísticas

Líneas de Nazca


Estão situadas na parte sudoeste do Peru, entre os quilômetros 419 e 165 da Estrada Panamericana Sul, numa altitude de 550 m.a.n.m. e exatamente, a 25 km. no norte da localidade de Nazca. Sobre uma meseta desértica, ocupando um área de mais de 1.000 quilômetros quadrados, se encontram os enigmáticos desenhos, com figuras de grandes dimensões, traçadas na areia, que medem entre 30 metros e 2 quilômetros de comprimento. A pesar do fato que teriam sido traçadas na época pre inca, o tempo não tem conseguido apagar essas líneas que têm uma largura de 30 a 50 centímetros e uma profundidade media de 30 centímetros. Entre as figuras de animais, da para observar diversos animais, como o Macaco, Cão, a Lagartixa, o Condor, Colibri e a Aranha. Também, tem figuras de plantas e outras, antropomorfas, como o Astronauta ou Chamam e a Mão, assim como diversas figuras geométricas. Á diferença de Nazca, os desenhos de Palpa, descobertos posteriormente, mostram figuras mais antigas, entre as quais se encontram mais traços de figuras humanas, como a Grande Família, o Homem com o Chapéu, figuras geométricas enormes, o Relógio Solar, a Estrela, a Faca Cerimonial ou Tumi e gigantescos desenhos trapezoidais.
Estas imagens sobre a superfície do deserto são tão enormes, que a única maneira de poder as apreciar na sua total dimensão, é de ver-las desde uma altitude adequada, que só o permite o sobrevoo de um avião leve.
Segundo a Doutora María Reiche, investigadora científica experta destas líneas, se trataria de um calendário astronômico que elaboraram os antigos peruanos.

Reserva Nacional de Paracas


Está situada na Província de Pisco, Península de Paracas, a 261 km no sul de Lima e abarca uma superfície de 335,000 hectares, dos quais 217,594 são ambientes marinos do Oceano Pacífico, sendo a única reserva nacional peruana que possui um eco sistema marino e forma parte do Sistema Nacional de Áreas Naturais Protegidas pelo Estado peruano.
O afloramento de Paracas é um dos nove mais importantes do mundo, já que possui uma rica fauna marina, com lobos do mar (Focas), bufeos ou delfins, gatos marinos (Espécie em extinção), tartarugas marinas, mais de 200 espécies de aves, entre residentes e migratórias, como pelicanos, gaivotas, pinguinhos, flamingos e condores. Nas suas águas e costas, da para apreciar grandes quantidades de lobos marinos que fazem com que a excursão seja mais emocionante. Também, poderemos observar o que fica da famosa "Catedral"; uma imponente estrutura rochosa formada em muitos séculos, pela erosão do mar e o vento, a qual, lamentavelmente, foi parcialmente destruída pelo violento terremoto do ano 2007. Finalmente, visitaremos a Sala de Interpretação de Paracas, que nos permitirá compreender melhor a importância da biodiversidade e conservação da reserva.

Ilhas Balhestas


Estão situadas perto da costa do Oceano Pacífico, nas proximidades da Reserva Nacional de Paracas, nas paragens de Pisco e a Península de Paracas. Estão formadas por um grupo de pequenas ilhas rochosas, onde apreciaremos uma bela e exuberante fauna marina, com pinguinhos de Humboldt, lobos marinos (Focas), uma grande diversidade de aves, tais como pelicanos, gaivotas, aves guaneiras, como o guanay, piqueiros e zarcilhos, em enormes quantidades, oferecendo um maravilhoso espetáculo ao submergir-se no mar, para pescar o seu alimento.
No recorrido, observa-se, sobre um alto despenhadeiro da costa, na área da Bahia de Pisco, o famoso Castiçal, também conhecido como Tridente ou Três Cruzes, que é um desenho de mais de 177 metros de comprimento por 54 metros de largo.

Lagoa de Huacachina


A pequena e famosa lagoa de Huacachina se encontra situada a 5 km do centro da cidade, entre dunas de areia fina, e está rodeada de palmeiras e huarangos. Huacachina é um oásis no deserto, formado pelas correntes de água subterrâneas que filtram desde os Andes, e descarregam na pequena lagoa, minerais tais como carbono, sódio, potássio, ferro, alumínio e iodo que conformam as propriedades curativas da água e do barro da lagoa cuja temperatura, no verão, varia entre 18 e 23°C, e no inverno, é de uns 15°C. O sabor da sua água é salgado e azedo, pela presença dos elementos minerais que contem, o qual produz efeitos laxantes, se for ingerida. Atualmente, é um balneário turístico, com todos os serviços de alojamento, restaurante, snack, vestuários, duchas, serviços higiênicos e toda uma infraestrutura, para passar momentos inesquecíveis.

Museu Regional de Ica


Está situado no centro da cidade e possui uma importante coleção de peças históricas, arqueológicas e antropológicas. Tem várias salas de exibição, com objetos arqueológicos classificados das culturas Nazca, Paracas e Inca, principalmente cerâmicas e teares. Na outra sala de antropologia, se encontram amostras de contextos funerários e ilustrações sobre trepanações, deformações craniais, assim como outras práticas dos antigos peruanos, e outra sala é ainda dedicada às épocas colonial e republicana. Finalmente, uma maqueta das Líneas de Nazca está em exposição, neste interessante museu.

Santuário do Senhor de Luren


Este Santuário é o ícone religioso da fé católica do povo de Ica. Lá, se acha a Sagrada Imagem do Senhor de Luren, Santo Patrão da cidade de Ica e imagem muito venerada, à qual a gente atribui acontecimentos milagrosos. A imagem teria chegado a Ica em 1570, e uma capela lhe foi construída, a qual foi incendiada em 1918, queimando o tronco e parte do rosto de Cristo, que foram restaurados com cedro trazido desde Nicarágua.
A igreja atual é conhecida como Santuário do Senhor de Luren, cuja construção foi iniciada em 1919, e concluída em 1940. Logo, foi gravemente impactada e parcialmente destruída pelo violento terremoto do ano 2007. Porém, a Sagrada Imagem não foi afetada. Também, tem uma peregrinação massiva até este Santuário que será reconstruído, mantendo a sua arquitetura e características originais.

Vinhedos e Pisco de Ica


Por excelência, a Região de Ica é a zona produtora dos melhores vinhos e piscos do país. O famoso "pisco peruano" teve a sua origem nos vales da cidade de Pisco e é um dos produtos bandeira do Peru, que hoje, são parte importante da nossa oferta turística. No vale de Ica, existem mais de 85 bodegas artesanais, e algumas delas têm mais de 300 anos de antiguidade.
Tem marcas de vinhos e piscos conhecidas e tradicionais, de qualidade de exportação, que poderemos visitar, para conhecer o seu processo de produção e degustar uma copa, oferecida pelos melhores anfitriões do vinho y pisco peruano, tais como Ocucaje, Tacama, Tabernero, Quebranta, Soldeica, Queirolo, etc.

Complexo Arqueológico Los Paredones


A Província de Nazca oferece importantes atrativos turísticos, como o complexo arqueológico inca denominado Los Paredones, situado apenas a dois quilômetros do centro da cidade de Nazca, capital da província, e que possui recintos de pedras incas finamente lavradas que servem de base para antigas paredes de adobe (Tijolos de barro secados no sol) que formam um conjunto de construções, vivendas, praças, centro cerimonial, passadiços e paredes de adobes, janelas trapezoidais e terraços, com muros de canto rodado, e pelas suas características, teria podido ser um centro administrativo inca.

Aquedutos de Cantalloc


A 4 km da cidade de Nazca, a 15 minutos de auto, se encontram os Aquedutos de Cantalloc, construídos na época da cultura Nazca, e que consistem numa rede de canais de irrigação e aquedutos subterraneos, com um complexo sistema de galerias de filtração e poços que têm uma profundidade de até 12 metros. Para fazer os aquedutos, primeiro, os nazcas cavavam vários poços a distancias de 20 a 50 metros, até encontrar a capa de água. Logo, ligavam estes poços com os outros canais subterrâneos, para finalmente, fazer filtrar a água até os reservatórios, o qual lhes permitiu resolver o problema da escassez da água, nesta zona totalmente árida, transformando-a num vale produtivo, demonstrando assim um grande conhecimento e gênio de engenharia hidráulica.

Aventura de buggy e sand boarding nas dunas do deserto


São dois esportes de aventura em um. O primeiro consiste em abordar potentes e velozes carros tubulares ou das areias que sobem as dunas do deserto, elevando a adrenalina ao máximo. Estas fantásticas experiências lhe levarão por lugares espetaculares, até as partes altas das dunas. De lá, começa a outra emoção, com o sand boarding, que lhe permite deslizar sobre uma tabua, nas pendentes das dunas apropriadas. Dependendo da sua habilidade e do encerado da base da tabua, Você poderá alcançar velocidades extremas na descida, sem risco de danos físicos, com exceção de prováveis revoltadas na areia, o qual é muito divertido. Todos os deslizamentos são controlados e supervisados por instrutores profissionais que lhe dão uma capacitação prévia, e por isso, não é necessário ter experiência para participar.

Mais sobre Ica: