Piura Principais Atrações Turísticas

Reproduzir vídeo

Beautiful sunset at Mancora beach, Piura

Catedral de Piura


Foi fundada em 1588 com a proteção da Virgem da Assunção e de São Miguel Arcanjo. No seu interior, se conserva um altar churrigueresco da Virgem de Fátima, talhado em cedro de Nicarágua e coberto com pão de ouro, e provavelmente, este foi um dos primeiros altares no Peru. O Altar Maior foi reconstruído pelo escultor espanhol Julián Alagua, logo do terremoto de 1912, seguindo o estilo plateresco. Na sua qualidade de Igreja Matriz, conserva o arquivo paroquial de Piura.

Casa Museu do Almirante Miguel Grau


Nesta casa nasceu e viveu o Almirante Miguel Grau, herói da Guerra do Pacífico (Guerra contra Chile, em 1879). A morada está composta de quatro salas e duma biblioteca, onde estão exibidas fotos, cartas, diplomas e documentos, além dos móveis utilizados pelo Grande Almirante.

Museu Vicús


Consta de três salas: A Sala Olleros, a Sala de Tecnologia Metalúrgica e a Sala de Ouro que alberga uma coleção de 61 objetos de ouro que mostram o desenvolvimento e a tecnologia alcançados pela cultura Vicús.

Catacaos


Situado a 12 km ao sul-oeste da cidade de Piura (15 minutos de automóvel), se acha este povoado de excelentes artesãos dedicados ao tecido de palha e algodão, assim como à elaboração de filigranas em ouro e prata.

Complexo Arqueológico de Narihualá


Desde a localidade de Catacaos, a gente recorre 3 km até o sítio arqueológico (5 minutos de automóvel). Narihualá é considerada como a capital duma cultura pre inca local denominada Tallán. As construções estão formadas por plataformas de adobes (Grandes tijolos de terra secados no sol), com argamassa de barro, e estão organizadas em quatro sectores cuja área total é de 6 hectares. A sua construção tem influência Chimú e tem um Museu de Sítio.

Lagoas As Huaringas (3.957 m.a.n.m.)


As Huaringas são um complexo turístico de lagoas, no qual destacam a Lagoa Shimbe, na qual se realizam banhos de florescimento, e a Lagoa Preta (Negra), onde se realizam toda classe de curas e sortilégios.
Desde a localidade de Huancabamba, a gente vai de ônibus até a aldeia de Salalá, em 2 horas e 30 minutos, aproximadamente, e num trecho de 15 km, com mulas ou caminhando, até a Lagoa Shimbe ou a Negra, o qual se faz em2 a3 horas. São catorze lagoas famosas pelas suas propriedades medicinais, e a lagoa principal, a Negra ou Huaringa (Que significa Lagoa do Inca), dá o seu nome ao conjunto e é a favorita da maioria dos curandeiros. Por outro lado, a lagoa denominada Shimbe ou Siviricuche (Lago Turquesa) é a mais extensa e a única na qual dá para pescar, e além das mencionadas, existe outro grupo de sete lagoas. O clima na zona é frio, e a temperatura das águas é baixa. Nos redores, crescem o ichu (Altas ervas de altura), a chilhua, totorais (Campos de junco aquático de altura) e arbustos como o vilco e quinahuiro.

Cascada de Citán


A 5 km do povoado de Sóndor, e com os seus25 metrosde altura, esta cascada está situada na quebrada de Curlata (2.600 m.a.n.m.). Recomenda-se visita-la durante a época de estiagem.

Vale do Chira


A 39 km ao norte da cidade de Piura (45 minutos de automóvel), tem um vale que alberga campos de arroz, plantações de limão e as palmeiras de Marcavelica. É o lugar propício para a prática de esportes aquáticos como a moto náutica ou os passeios de bote. No coração do vale, se encontra a cidade de Sullana, conhecida como A Pérola do Chira.

Coto de Caça El Angolo


Encontra-se a 115 km ao norte da cidade de Sullana (3 horas de camioneta 4x4), e cobre uma área de 65.000 hectares dos quais só 10.200 estão cercados. Estende-se sobre parte dos contrafortes da cordilheira dos Amotapes. A paisagem está dominada por um bosque seco e um conjunto de quebradas e colinas. A altitude varia entre os540 m.a.n.m. na aldeia de El Angolo, e os 1.613 m.a.n.m. no cume do cerro Carrizal. Alberga uma fauna muito variada, destacando 17 espécies de mamíferos, como o veiado de rabo branco, o puma, o gato silvestre, o pecari, o esquilo e o urso formigueiro. Em complemento, existem 150 espécies de aves, como os condores, o abutre real, o gavião, a buça, a perdiz serrana e palomas; assim como 13 espécies de repteis, 7 de anfíbios e 10 de peixes.
Entre a sua flora, ressaltam o algarrobo, faique, pau santo, almendro, polopolo, frejolillo, ceibo, zapote e o hualtaco. A caça na área é regulada e controlada. Esta zona está integrada na Reserva de Biosfera do Noroeste, reconhecida pela UNESCO desde o 1ro de março de 1977.

Parque Nacional Cerros de Amotape


A 90 km ao norte da cidade de Sullana (3 horas de automóvel), até a aldeia de El Papayo que é o posto de controle e a porta de acesso ao parque que é compartilhado entre as regiões de Piura e Tumbes, ocupando um território de 91.300 hectares, em quanto apresenta altitudes variáveis, indo desde os 200 e até 1.613 m.a.n.m. e tendo um relevo marcado por colinas e cerros da cadeia de La Brea ou Amotape, com uma temperatura anual media de 24º C.
Este bosque seco equatorial possui uma grande diversidade biológica, e entre as árvores mais características, destacam os algarrobos, hualtacos, charanes, zapotes, pasallos e guayacanes, entrementes a fauna silvestre é muito rica em espécies representativas do bosque tropical, de zonas áridas e da cordilheira andina, destacando-se condores andinos, o tigrillo, o veiado vermelho, o pecari, o veiado cinza, o esquilo de nuca branca e o loro de cabeça vermelha. O parque forma parte da Reserva de Biosfera do Nordeste.

Mangroves de San Pedro (Caleta ou Praia San Isidro)


Situada a 45 km ao sul-oeste da cidade de Piura (25 minutos de automóvel), esta área compreende 1.500 hectares, das quais 400 estão cobertos de mangroves. O relevo é plano nos mangroves e ondulado nos redores pela presença de dunas. Muito perto, o rio Sechura, nos seus últimos quilômetros, corre paralelo à costa, num trecho de 5 km. Ali, o delta original do rio se tem enchido de areia, formando uma barreira natural que lhe impede chegar diretamente ao mar. Este desvio tem originado, até o norte, uma faixa de beira marinha que varia entre 200 e350 metrosde largo e constitui a margem esquerda do rio. A vegetação mais abundante se encontra no Mangrove Negro, onde a fauna se caracteriza pela presença de 17 famílias de aves. Pelo lado sul de San Pedro, chegamos à caleta de Chulliyachi, muito concorrida na época de verão, e situada a apenas 8 km ao oeste da cidade de Sechura.

Praia Colán


Está situada a 65 km ao oeste da cidade de Piura (55 minutos de automóvel) ou a 15 km desde a cidade de Paita (10 minutos de automóvel). É uma praia de areia com águas tranquilas e quentes. O veraneio se caracteriza pelas suas casonas de madeira colocadas acima de terraços de pedra e levantadas sobre pilotes, e desde as suas sacadas, a gente pode observar alguns dos melhores pores do sol do litoral peruano.

Praia Los Órganos


Esta famosa praia está situada a 175 km ao norte da cidade de Piura (2 horas de automóvel), à altura do Km. 1.152 da Rodovia Panamericana Norte. É uma praia comprida e larga que se estende ao pé do cerro Peña Mala. Nesta área, a gente pode apreciar pequenos redutos de algarrobos e um molhe artesanal de pescadores.

Veraneio de Máncora


Este veraneio, bem conhecido, está situado a 187 km da cidade de Piura (2 horas de automóvel), na altura do Km 1.164 da Rodovia Panamericana Norte. As suas águas mornas e o seu excelente sol fazem deste veraneio um dos mais importantes da costa peruana. Destacam as suas ondas perfeitas para a prática do surfe e bodyboard. A praia, situada entre as quebradas Fernández (Máncora) e Cunulsa, é larga e se caracteriza por apresentar pequenas poças que dependem das filtrações do mar. Máncora tem hospedagens e restaurantes, assim como lojas de artesanato e para alugar tabuas de surfe.

Praia Cabo Blanco


Esta praia está situada a 3 km ao oeste do Distrito de El Alto. (5 minutos de automóvel) e a 153 km ao norte de Piura (2 horas e 15 minutos de automóvel), e é considerada como um paraíso marinho, graças à riqueza do seu plantão que favorece a variedade de peixes, entre os quais destacam o peixe espada dourado e o merlão. O lugar é ideal para a pesca de altura e submarinha, assim como para a prática do surfe.

Zona Arqueológica Vicús


A 7 km ao sul-este da localidade de Chulucanas, no Cerro Vicús e aos redores (10 minutos de automóvel), se encontra o complexo arqueológico que mostra o desenvolvimento duma importante cultura que tem deixado preciosos trabalhos em ourivesaria e cerâmica. Cobre os cerros Vicús e Yecala (A 50 km de Piura). Na zona, os violadores de tumbas têm causado danos irreparáveis.

Mais sobre Piura: